Imagem capa - FOTOGRAFIA ESPONTÂNEA DE CASAMENTO por Romulo Silva
Casamento

FOTOGRAFIA ESPONTÂNEA DE CASAMENTO



Conhecido no mundo fotográfico como momento decisivo, a fotografia espontânea é por definição tirar fotos de pessoas quando elas não estão posando. Parte da diversão da fotografia é capturar as pessoas desprevenidas, para que suas fotos despertem mais emoção a quem estiver vendo.

Tirar fotos espontâneas pode parecer fácil, sem dúvida alguma com mais de 8 anos de fotografia de casamento lhes digo que tem muito mais coisas para o fotógrafo se preocupar antes de apenas apertar o botão.




Primeiramente, o mais importante é manter os olhos sempre atentos nos noivos. O próximo passo é a percepção que o fotógrafo tem que ter para capturar o momento perfeito. Pensar rápido e ser discreto, configurar a câmera para a foto antes mesmo de perceber que vai tirar a fotografia e atenção com a luz, são muitas variáveis que temos que pensar antes do click decisivo.




A fotografia depende da luz, no entanto, nem sempre é possível fotografar um momento decisivo de forma perfeita pois podem acontecer em qualquer lugar e muitas vezes em situações bem adversas para fotografia.

O que é legal é que nem por isso essa foto é pior que as outras, com certeza para muitos noivos uma imagem de um momento incrível será infinitamente melhor que uma foto onde  as pessoas estão apenas posando.




O objetivo de uma fotografia sincera é ganhar os momentos desprotegidos das emoções de uma pessoa, sejam lágrimas, felicidade, amor e muitos outros sentimentos relacionados ao casamento.




A maioria dos fotógrafos são observadores treinados. Seus olhos vagam pelas multidões, pela paisagem ou por outro cenário, procurando a foto perfeita. Eles sempre terão a câmera pronta para esse momento. Por isso é muito importante que os noivos e todos os convidados fiquem à vontade e apenas curtam os momentos que nós faremos os registros de uma forma bem discreta. Sempre digo que as pessoas são a minha matéria prima, o que estiverem sentido no momento da foto é o que irá se refletir na imagem.




A chave para fotos espontâneas é justamente isso, vocês  esquecerem-se que o fotógrafo carrega uma câmera, assim é mais provável que ajam de maneira natural. Alguns amigos tendem a posar na frente da câmera, enquanto outros evitam e viram as costas quando o fotógrafo se prepara para tirar uma foto, isso não é culpa das pessoas é até uma reação natural, muitos não se sentem à vontade com uma câmera por perto.  Esse problema pode ser amenizado quando os noivos fazem o ensaio pré Wedding e o chá de casa nova com o mesmo fotógrafo, isso ajuda muito a quebrar o gelo e faz com que todos se conheçam melhor antes do casamento.




A fotografia espontânea pode ser uma das artes mais gratificantes da fotografia, mas também irritante quando a pessoa está ciente da câmera e não consegue relaxar por conta disso, porém até isso pode se tornar em uma fotografia incrível.




É claro que um casamento inteiro não pode ser contado apenas com fotos espontâneas, pois têm muitas situações diferentes e um protocolo a seguir, temos que ter em mente que essas fotos precisam fazer parte de uma cobertura consistente e completa que irá ser finalizado em um lindo álbum de casamento.





A fotografia de casamento é um tesouro com um valor incalculável que fará uma enorme diferença no futuro.

Acredito nas sensações de amor, alegria, saudade, sorrisos e lagrimas que sentimos ao rever e recordar momentos que são especiais em nossas vidas.

Agora imagine daqui a 30 anos você pegar seu álbum e mostrar aos seus filhos e netos.

Tenho certeza que será́ incrível.




Para finalizar a dica que deixo aqui é que vocês aproveitem o máximo esse dia, pois o casamento é um dos poucos momentos alegres que vocês conseguirão reunir no mesmo local todas as pessoas especiais tanto do noivo quanto da noiva todos juntos e misturados.