Imagem capa - DICAS PARA CASAMENTOS AO AR LIVRE EM BELÉM E REGIÃO por Romulo Silva
Casamento

DICAS PARA CASAMENTOS AO AR LIVRE EM BELÉM E REGIÃO

Muitas noivas tem o sonho de casar ao ar livre. Um casamento desse estilo proporciona belas imagens que ficarão marcadas na história para sempre.

Existem vários tipos de casamentos ao ar livre: no campo, na praia, pela manhã ou por-do-sol, todos têm os seus encantos e com certeza deixa um aspecto bem mais romântico e divertido.




Para que esse sonho se torne realidade é preciso fazer um planejamento perfeito que cubra todos os pontos importantes para essa realização.

Para lhe ajudar com essas dúvidas, seguem várias dicas legais que te ajudarão com esse planejamento.




LOCAL

O local é a primeira decisão importante a se tomar e que irá definir os seguintes caminhos a percorrer durante o planejamento.

Ana Flávia - Faz e Acontece

Quando se tem um sonho em casar ao ar livre, pontos importantíssimos tem que ser levados em consideração desde o início  da pesquisa pelo local.

1. Se o mês é mais favorável  a chuva ou a sol.

2. Se o local tem capacidade para suprir a energia necessária ao evento ou vai precisar de gerador.

3. Se o local tem estrutura básica  como pias e fogão  em local coberto para atender as necessidades do buffet.

4. Se o local tem banheiros suficientes para o número  de convidados.

5. Se o local oferece acessibilidade com segurança para os convidados e profissionais terem livre acesso de veículos e onde estacioná-los.

6. Contratar segurança armada geralmente é a melhor opção.

7. Se o local tem um espaço  coberto ou vai ter que alugar estrutura de tendas para qualquer eventualidade de chuva e que possa proteger os convidados.

Pense também no acesso ao local, se é fácil de chegar, se tem alguma grande dificuldade para encontrar. Fazer um mapa e enviar junto com o convite é uma boa opção.





DISTÂNCIA

A logística para um casamento ao ar livre, que seja no campo, praia ou lugar fora da região metropolitana de Belém com certeza será bem maior. Pesquise bastante e fique atenta aos valores cobrados por todos os fornecedores para esse tipo de evento.





Adriana Lobato Cerimonial

“A noiva precisa pensar muito nos seus custos, é muito importante falarmos de valores. É muito bom fazer uma pesquisa com outras noivas que já fizeram esse tipo de casamento para saber a média de valor investido por elas, e assim ter uma noção se o que tem disponível para investir é suficiente para cobrir todos os custos desse dia.

Muitas vezes as pessoas acham que casar ao ar livre em Belém ou fora é mais barato, e não é, muitas vezes fica até mais caro quando se leva em considerarão o deslocamento de todos os fornecedores, pois nem sempre na região escolhida tem os profissionais competentes e capacitamos para fazer um casamento ao ar livre.

A noiva precisa pensar bastante no financeiro”.




HORA

Qual o melhor horário para fazer um casamento ao ar livre? Essa é um pergunta importante pois se deve levar em consideração questões climáticas, culturais e costumes do nosso povo. Temos um clima muito quente e ao mesmo tempo muito chuvoso e isso é um fator primordial a se destacar para tomar essa decisão.

Pense no conforto dos seu convidados, o que você acha que será melhor para eles, pela manhã ou a tarde.

Pense em casar no período certo do ano aqui em nossa região.




Lorena Machado Cerimonial

“Em relação ao clima, recomendamos que esses casamentos ao ar livre aconteçam de junho a novembro, caso contrário o cerimonial precisa ter esquematizado um bom plano B por conta das chuvas.

Acredito que o horário para que os noivos saiam da cerimônia no primeiro semestre seja 10 ou 15 minutos para as 18h, pois é nesse horário que acontece o por-do-sol, já no segundo semestre, por volta das 18:15”




MAQUIAGEM

A maquiagem para um casamento ao ar livre deve seguir o mesmo estilo, porém tomando alguns cuidados, tendo em vista algumas peculiaridades aqui da nossa região.

Pedro Assis - Maquiador

“Quando tenho uma noiva que casará ao ar livre, indico sempre um cabelo preso, nosso clima é úmido e quente, portanto os cabelos soltos e sob a interferência do clima, não costumam durar.
Já na maquiagem convém levar em conta a leveza deste tipo de celebração, tons mais leves, nos olhos e boca são sempre bem vindos e atemporais, lembre-se que daqui a 30 anos você deve olhar suas fotos e continuar se achando linda, mas sempre lembrando que a beleza de uma noiva é o consenso entre a experiência do profissional escolhido e o gosto da cliente!”






ROUPAS

Sem dúvida alguma, o que vestir é o ponto fraco de muitas pessoas.
A forma como os noivos e convidados se vestirem no dia, com certeza se refletirá nas fotos depois.

Lorena Machado Cerimonial


“Muitas pessoas gostam de usar roupas como se estivessem em um salão a noite, quando não é o correto. O ideal é usar roupas leves, se for um casamento ao ar livre na praia, é legal calçar sandalhas baixas que não afundem na areia, o mesmo vale para casamentos no campo com o gramado, não podem ser usados saltos finos.
Para os vestidos de noiva em um casamento assim, ela precisar optar por vestidos leves, sem nágua, véu pesado e muito longo, já para o noivo até pode ser um terno, porém muitos não usam as gravatas, alguns casam sem o blaser, outros até de bata”.





DECORAÇÃO
Para falar um pouco sobre a decoração de um casamento ao ar livre, chamei um grade parceiro decorador.

Marcos Ferreira Decorações


“Quando pensamos em casamento ao ar livre o primeiro passo a ser tomado é o período em que este poderá ser realizado com segurança. Na nossa região Amazônica sabemos que o verão amazônico (que começa em junho e vai até setembro) é aonde ocorre os menores índices pluviométricos. Sempre aconselhamos que os noivos escolham datas dentro desse parâmetro. Com tudo, não é uma regra não chover em datas no verão amazônico, mas a probabilidade é bem menor. É válido resaltar que ja ocorreu de fazermos casamentos em períodos chuvosos como em dezembro e janeiro, aonde não houve chuva. Como já temos uma vasta experiência em casamentos ao ar livre, sabemos que ter uma boa equipe faz muita diferença, quando ocorre algum imprevisto e é preciso retirar, cobrir, limpar ou enxugar o material que ficou exposto é preciso de muita agilidade!
Um outro fator importante se trata do local a ser escolhido. É  necessariamente preciso que este possua ambientes para cerimônia e a recepção dos convidados bem próximos, pois na maioria das vezes  a logística interfere muito no bem estar dos convidados. Assim, é de preferência ter a junção dos dois ambientes, como o altar se tornando um dos cenários principais de fotos. O tempo é um ponto crucial para a montagem do evento, na maioria das vezes utilizamos o pôr do sol e a luz deste para que a festa se torne mágica, ou seja, para trabalharmos em toda ornamentação da festa e da cerimônia é necessário de um espaço maior de tempo.  Recomendamos que quando possível, possamos entrar no dia anterior do evento para que não hajam problemas algum durante o decorrer da montagem em  estruturas, mobiliários, fiação, layout e alguns outros fatores que precisam ser definidos com antecedência. Deixamos quando possível o trabalho floral e alguns outros detalhes relevantes que não possam atrapalhar a finalização da montagem para o dia final. Tendências como estilo, cores e os objetos que serão utilizados em cada ambiente precisam de coerência para serem colocados em cada espaço da festa, pois para que o resultado fotográfico como um todo seja um sucesso, tudo deve estar devidamente alinhado. Do arranjo floral a outros detalhes como louças postas, bebelôs, lanternas e vários outros pontos  decorativos devem ser definidos de acordo com o ambiente.
A cerimônia é um dos pontos principais para este tipo de evento, pois ela é o início de tudo. Costumamos dizer que ela é a atmosfera de amor de um casamento, onde cada convidado sentirá a influência da beleza natural naquele momento. Para isso, a ornamentação e o trabalho formatado e idealizado para cada festa tem um poder de tornar inesquecível para quem estiver presente! Tudo precisa ser muito bem estudado e pensado. Hoje somos referência em casamentos ao ar livre em Belém e região, por buscarmos referências, principalmente de fora e no que está mais sendo utilizado no momento. Responsabilidade, dedicação e muito amor ao que fazemos é um dos pontos mais importantes do sucesso  de uma festa . E é você  fazê-lo com dedicação e acima de tudo com amor em cada detalhe do sonho depositado em suas mãos”.






Espero ter ajudado você com esse artigo, se gostou curte, comenta e compartilha com outras noivinhas.